Destaques da Conferência Internacional da Outward Bound 2023

Image

Um encontro dedicado ao estudo para mudanças positivas no mundo

A Conferência Internacional da Outward Bound, realizada a cada dois anos, escolheu o Brasil como palco para sua edição de 2023. Na conferência, membros da Outward Bound mundial se unem para compartilhar seus conhecimentos, experiências e estratégias que irão moldar o destino da organização nos próximos anos.

 

Fotos: Leandro Cagiano 

Se você ainda não está familiarizado com a Outward Bound, permita-me fazer essa breve apresentação

 

Descobrindo Outward Bound

A Outward Bound é uma organização sem fins lucrativos, com o compromisso inabalável com o desenvolvimento humano através da educação experiencial na natureza. Uma escola fundamentada em desafios ao ar livre e autodescoberta.

Os programas Outward Bound visam promover o crescimento pessoal e habilidades sociais dos participantes, usando expedições de caminhada, canoagem e escalada ao ar livre.

A primeira escola do Outward Bound foi inaugurada em Aberdovey, Wales em 1941 por Kurt Hahn e Lawrence Holt com o apoio da Blue Funnel Line.

Presença Global

Desde então, floresceu em uma rede global de escolas que operam em mais de 30 países, cada uma com sua própria cultura e idioma: África do Sul, Alemanha, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos da América, Finlândia, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Omã, Reino Unido, Romênia, Singapura, Taiwan, Vietnã, Zimbábue, entre outros.

Image
Image

Uma Jornada de Conexões e Descobertas

Este evento internacional representa um passo gigantesco em direção a um futuro brilhante.

A energia no ar era contagiante, à medida que participantes vindos de diferentes partes do mundo se preparavam para uma jornada de aprendizado e aventura.

O evento foi dividido em duas partes:

  • Pré-conferência com um hiking nos dias 21 e 22 de outubro
    Caminhando nas trilhas de São Bento do Sapucaí, São Paulo foi o tempo de iniciar a confraternização das escolas enquanto apreciavam a natureza.  

  • Conferência principal entre os dias 23 e 25 de outubro:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

DIA 1 Energizer 

O primeiro dia da conferência começou com uma explosão de energia, com uma atividade de apresentações individuais ao ar livre que deixou todos os participantes animados e prontos para mergulhar nos assuntos de grande importância. Já no grande salão principal a sessão de abertura estabeleceu o cenário para o que estava por vir, apresentando os objetivos estratégicos da Outward Bound e discutindo o progresso alcançado até o momento.

Os workshops do primeiro dia abordaram questões fundamentais para a administração da organização. Houve também discussões sobre diversidade, equidade e inclusão, destacando o compromisso da OB (Outward Bound) com a promoção de valores essenciais em suas operações. 

Destaque para A School Poster Session (Sessão de Pôsteres das Escolas). Essa sessão ofereceu a oportunidade para descobrir informações básicas sobre as escolas na rede, conhecer a equipe de funcionários e compreender os programas e cursos oferecidos por cada uma. 

Image
Image
Image
Image
Image
Image

DIA 2 Natureza e Desafios

O segundo dia começou com uma profunda exploração do projeto "Nature Bound" da Outward Bound e seu impacto no meio ambiente. 

Destaque para o Workshop, "Learning and Adventure" (Aprendizado e Aventura), explorou a autenticidade das experiências ao ar livre e como os desafios enfrentados nas aventuras são essenciais para o crescimento pessoal. Participantes de países tão diversos quanto Noruega e Austrália compartilharam histórias de superação e autoconhecimento. 

Destaque para o Workshop, "Navigating Climate Change Impacts" (Navegando pelos Impactos das Mudanças Climáticas). A ênfase foi na busca de soluções inovadoras para preservar os ambientes naturais e garantir que as futuras gerações possam continuar a explorar a natureza.

Nessa noite, teve um autêntico jantar brasileiro e uma vibrante apresentação musical ao vivo pelo grupo Encontros e Cantorias. Este talentoso conjunto musical tem como missão preservar e revitalizar a riqueza da música regional, cativando a plateia com canções originais e os maiores sucessos do repertório popular. Foi uma noite inesquecível de cultura e entretenimento brasileiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

DIA 3 Ambiente de colaboração e aprendizado mútuo.

O terceiro dia marcou o encerramento da conferência. 

Destaque para o Workshop, "Serving today's young people" (Atendendo aos Jovens de Hoje), concentrou-se em entender as necessidades e desejos dos jovens participantes da Outward Bound. Com a evolução constante da sociedade, é fundamental que a Outward Bound permaneça relevante para as gerações mais jovens. Este workshop explorou estratégias para oferecer apoio eficaz e adaptar os programas às necessidades em constante mudança dos jovens.

Destaque para o Workshop, "Peacebuilding as Core OB" (Construção da Paz como Núcleo da OB), mergulhou na importância de incluir a paz em seus valores e metas. Os participantes debateram teoria, adquiriram habilidades práticas e compartilharam exemplos de projetos de construção da paz da Outward Bound em diferentes partes do mundo. 

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Reflexão sobre a conferência e seu impacto na missão da Outward Bound

A conferência da Outward Bound foi uma jornada que cruzou fronteiras e culturas, conectando pessoas de todos os cantos do mundo em torno de uma causa comum: a educação ao ar livre, a formação de líderes e o compromisso com um futuro sustentável.

Com histórias de superação, aprendizado e conexões significativas, a conferência demonstrou que, independentemente de nossas origens, todos compartilhamos um desejo profundo de construir um mundo melhor. E, assim, a Outward Bound continua sua missão de inspirar pessoas a superar desafios, descobrir seu potencial e contribuir para um mundo mais pacífico e unido.

Topa apoiar as missões de projetos sociais da OBB?

Conheça a nossa doação mensal recorrente, pequenos valores unidos fazem uma enorme diferença. Clique no link abaixo!

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar