Expandindo a Zona de Conforto: “A melhor coisa que fiz por mim”

Expandindo a
Zona de Conforto:

  A MELHOR COISA
QUE FIZ POR MIM  

Por Carlos Schmiedel, adaptado da publicação original no LinkedIn

Decidi fazer algo que nunca havia feito e que poderia gerar algum resultado em minha vida. Aproveitei o último feriado de Carnaval – quem me conhece sabe que não sou muito fã de agito – para buscar algo além do merecido descanso que geralmente consigo me hospedando em algum hotel fazenda.

Após algumas pesquisas, encontrei o pessoal da Outward Bound Brasil e, com eles, fiz uma expedição de 4 dias na Serra da Mantiqueira com o objetivo de alcançar desenvolvimento pessoal ao ar livre.

O programa, oferecido pela OBB e chamado de Expandindo a Zona de Conforto, te leva para o meio da mata e te ensina noções básicas de mínimo de impacto (Leave No Trace) à natureza, de forma que sua zona de conforto seja desafiada e expandida para que você possa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão.

Tudo isso em um ambiente “hostil”: sem banheiro, sem cama, sem chuveiro e sem nenhum contato com o mundo exterior, enquanto caminha por trilhas de diferentes dificuldades na Serra da Mantiqueira, partindo da base em Campos do Jordão.

Sim, sem banheiro (kkk). Quando soube dessa informação, fiquei um pouco assustado, mas depois percebi o quanto isso é importante para a experiência como um todo.

Mas, afinal, por que isso foi a melhor coisa que fiz por mim? A resposta é simples:

Trago da expedição muitas fotos e algumas imagens que não merecem ser compartilhadas – optei por deixá-las apenas na minha memória. Seria impossível descrever a beleza apenas com uma foto.

Enfim, escrevo esse relato apenas para compartilhar que nesses 4 dias obtive uma das maiores lições de trabalho em equipe, liderança e superação que recebi em toda a minha vida.

Ao me conectar com a natureza percebi a maior sensação de liberdade de toda a minha vida: percebi que só depende de mim, que as pessoas podem acreditar ou não, podem atrapalhar ou não, podem torcer ou não, no final do dia, SÓ DEPENDE DE MIM!

Liberdade, enfim!

SOU BOUNDER

Carlos Schmiedel se tornou Bounder em fevereiro de 2020 após concluir a edição do programa Expandindo a Zona de Conforto. Ele é CEO e fundador da Predify e Professor Convidado na ITI MBA da UFSCar.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar