Cultivando Resiliência através da Aventura

Cultivando Resiliência através da Aventura

O mundo está mais dinâmico e complexo a cada dia que passa e para lidar com essa realidade de constante mudanças, a resiliência é uma habilidade fundamental. Ela pode ser definida como “A capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar à má sorte e/ou às mudanças”.

As atividades ao ar livre são ótimas ferramentas de desenvolvimento da resiliência, um curso Outward Bound é uma vivência singular para jovens e adultos cultivarem essa habilidade. Quanto mais resilientes formos ao encarar determinadas situações desafiantes ou estressantes, menor serão as possíveis sequelas que uma experiência desagradável deixará nas nossas vidas.

Mas por que uma experiência Outward Bound e tão poderosa para desenvolver resiliência? Que tipos de atitudes e ambiente são proporcionados que auxiliam no crescimento da resiliência? Elencamos alguns pontos chaves para a compreensão de como um curso Outward Bound, ajuda no desenvolvimento da resiliência. 

1. Natureza Estimulante: A natureza por si própria e um ambiente desafiador e dinâmico, portanto cria excelentes condições para praticarmos o enfrentamento ativo, atitude necessária para para o crescimento da resiliência.

2. Ambiente Seguro de Aprendizagem (ASA): Em todas nossas expedições e cursos procuramos criar um ambiente no qual as pessoas se sintam seguras para se desafiarem de maneira física, cognitiva e social. O ASA é decisivo para que os participantes se lancem ao desafio vez após vez.

3. Experiência como Aprendizado: Encarar as situações com bom humor e enxergar em toda e qualquer experiência o lado “positivo” é outra maneira de trabalhar a resiliência. Quando assumimos essa postura, temos uma maior facilidade de extrair o melhor de toda situação, ainda que o aprendizado não esteja óbvio num primeiro momento.

4. Entendimento sobre o Controle: Entender que situações difíceis e desafiadores não é uma exclusividade de uma ou outra pessoa, mas que estão presentes nas vidas de todos é muito importante. E também de fundamental importância, entender que não temos controle sobre todas as situações, mas que temos absoluto controle sobre como nos sentimos à respeito delas.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar