Quatro nós super úteis para expedições

Quatro Nós Super Úteis para Expedições

Todos nós já nos encontramos naquela situação: começou a chover forte e alguém te pediu ajuda para esticar um dos lados da lona. Agora você se encontra com aquela ponta de corda na mão se perguntando que raios de nó usar. Seja prender a linha de uma lona, amarrar o cabo de uma canoa, ou esticar um varal, cedo ou tarde vamos precisar dar um nó em uma expedição. Não tem como escapar de aprender alguns truques com as cordas, mas a boa notícia é que com um repertório de 4 nós já podemos resolver a grande maioria dos problemas.

O Lais de Guia
(The bowline)

O Lais de Guia é famoso no mundo naútico, mas você também deve ter ouvido falar dele no meio da escalada. Ele é um jeito prático de criar uma alça na ponta corda que não enforca e é de fácil soltura. Ele é um nó forte e é útil sempre que precisar fixar a ponta de uma corda em algum lugar. Pode ser usado para ancorar uma canoa em um poste ou árvore, prender os cordins da barraca ou fixar um lado de uma linha de cumiera. É um nó que segura bem sob tensão mas que pode deslizar ou mesmo de desfazer se a corda não estiver esticada. Uma vez incorporada a estrutura básica da laís de guia, ele se torna um nó prático para diversas situações.

A Volta do Fiel
(The Clove Hitch)

A Volta do Fiel, ou simplesmente Fiel, para os mais íntimos, fixa a corda em alguma coisa. Diferente do "nó", a "volta" precisa estar amarrada em um outro objeto para existir. Se feito corretamente a volta do fiel não escorrega a não ser se sob cargas muito altas. Ele também é uma opção para fixar o cordin de uma barraca no spec, amarrar o cabo de um barco, além de muitos utilizado na escalada.

Boca de Lobo
(The Girth Hitch)

O Boca de Lobo é uma volta das mais básicas, ele prende um anel de fita a uma barra, a uma argola ou a outra fita. Você pode usá-lo para unir duas fitas, fixar uma solteira na sua cadeirinha de escalada ou laçar uma fita em algum objeto.

Nó de Caminhoneiro
(The Trucker’s Hitch)

É o nó clássico para tensionar uma corda sendo comumente usado para criar uma linha de cumeeira tensionada, esticar uma lona ou assegurar uma carga em uma caçamba ou no rack de um carro. A ideia por trás desse nó é fazer um ponto no meio da corda para redirecionar a tensão e criar um sistema de vantagem mecânica, te permitindo finalizar o nó sem perder a tensão criada. .

Um comentário sobre segurança

Dependendo do nível técnico da atividade, amarrar um nó corretamente se torna mais ou menos importante. Enquanto um erro ao amarrar uma lona tem baixíssimas consequências, fazer um nó mal feito no contexto da escalada, por exemplo, pode ser fatal. Treine seus nós a vontade em casa com um cadarço de sapato mas sempre procure instrução qualificada em atividade mais técnicas.

Sua vez!

Prática leva a perfeição, mas nesse caso mais importante ainda é aprender o contexto do que estamos aprendendo. Existem vários outros tipos de nós para os mesmos fins citados aqui. Treine os nós sempre buscando identificar as situações onde você irá aplicá-los e tudo fará muito mais sentido.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar