Navegando Rumo ao Futuro: O Projeto Azimute

Image

Navegando Rumo ao Futuro: O Projeto Azimute

O termo "Azimute" carrega consigo o significado de direção, de rumo a seguir. E é exatamente isso que o Projeto Azimute oferece: uma orientação para jovens em situação de vulnerabilidade social em busca de novos horizontes e oportunidades.

 

Fotos: Leandro Cagiano 

O que é o Projeto Azimute?

Desenvolvido pela Outward Bound Brasil em parceria com o Instituto Asas, o Projeto Azimute é uma jornada de autodescoberta e superação. Através de expedições em grupo, os participantes são desafiados física e mentalmente, enquanto desenvolvem habilidades fundamentais para a vida, como liderança, trabalho em equipe e resiliência.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Como funciona?

O coração do Projeto Azimute são as expedições autossuficientes, onde grupos de até 15 jovens são acompanhados por instrutores experientes. Durante 5 a 9 dias acampando em barracas ou rede, esses jovens mergulham na natureza praticando esportes ao ar livre seja remando ou caminhando. Não há competição, apenas uma forte conexão baseada na interdependência e apoio mútuo.

Além das atividades físicas, o programa inclui rodas de conversa, trocas de feedback e trabalho em equipe, proporcionando um ambiente propício para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Qual é o objetivo?

O Projeto Azimute tem múltiplos objetivos, todos centrados no desenvolvimento integral dos participantes:

Guiando Jovens Rumo ao Sucesso

  1. Desenvolvimento Pessoal: O projeto busca colaborar com os jovens no desenvolvimento de seus projetos de vida. Ao refletirem sobre suas histórias, potenciais e áreas a desenvolver, eles são capacitados a traçar um plano de futuro para os próximos cinco anos.

  2. Preparação para o Mundo: A expedição não apenas fortalece habilidades essenciais para a vida e o trabalho, como liderança, resolução de problemas em grupo e comunicação, mas também inspira os participantes a se tornarem agentes de transformação social.

  3. Consciência Ambiental e Social: Ao vivenciarem a natureza de forma profunda e transformadora, os jovens reconhecem a importância da preservação ambiental e são motivados a contribuir para o desenvolvimento positivo de suas comunidades.

 

Image
Image

Uma Jornada de Autodescoberta e Superação

O Projeto Azimute é muito mais do que uma simples expedição. É uma jornada de autoconhecimento, superação e transformação. Ao oferecer essa oportunidade única para jovens em situação de vulnerabilidade social, estamos investindo no potencial humano e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Se você deseja apoiar uma causa inspiradora e fazer a diferença na vida de jovens, o Projeto Azimute é uma iniciativa que merece todo o nosso apoio e admiração.

Image

Assista aos videos sobre o Azimute

Seleção especial ao longo dos anos

O Projeto Borboleta Azul, uma iniciativa fruto da colaboração entre a Outward Bound Brasil e a APAE (atualmente Instituto Jô Clemente). Para novas edições do projeto, é necessário patrocínios e doações. 

POR QUE APOIAR A OUTWARD BOUND BRASIL?

Você já parou para pensar que 1/3 da população economicamente ativa é composta por jovens? Agora, imagine que metade desses jovens, o equivalente a 27 milhões de pessoas, enfrentam a desocupação, sem acesso a estudos ou emprego. Essa realidade é mais do que números, são sonhos adiados, potenciais desperdiçados, e um futuro incerto.

O impacto é ainda mais profundo: muitos desses jovens, em meio à falta de oportunidades, enfrentam situações de risco que podem comprometer suas trajetórias de vida.

Nós, da Outward Bound, não podemos mais ficar indiferentes a essa situação. Estamos comprometidos em fazer a diferença na vida desses jovens desfavorecidos. Acreditamos verdadeiramente que uma experiência transformadora na natureza tem o poder de redefinir destinos, moldar caráter e despertar o potencial.

É por isso que estamos agindo: estamos ampliando nossos programas de bolsas para jovens desfavorecidos, para que mais deles possam vivenciar momentos que mudarão suas vidas para sempre. Abrace conosco essa missão de transformação e seja um agente de mudança.

Faça sua doação hoje e faça parte da transformação de vidas jovens desfavorecidos. Juntos, estamos moldando um mundo melhor, um jovem de cada vez.

OBB

A Outward Bound, integrante de uma rede internacional presente em 33 países, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1941, oferece experiências únicas e transformadoras na natureza. Por meio da poderosa metodologia da aprendizagem experiencial, somos pioneiros em unir aventura e crescimento pessoal, proporcionando vivências que transcendem os ambientes convencionais de livros e salas de aula. O termo "Outward Bound" tem raízes náuticas, representando o momento em que um navio parte do porto seguro em direção aos desafios do mar aberto, simbolizando a jornada desafiadora e reveladora que oferecemos a cada participante.

Nós da Outward Bound acreditamos que há mais em cada um de nós do que imaginamos. Conheça os nossos programas: temos expedições voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também trabalhamos com programas customizados para famílias, escolas, empresas e ONGs.

Instituto Asas

O Instituto Asas Comunicação Educativa é uma organização social de interesse público (Oscip), estabelecida em 2009 em São Paulo, SP. Tem por finalidade promover a educação midiática e informacional, por meio de iniciativas educativas e culturais relacionadas às áreas de tecnologias da informação, fotografia, jornalismo, literatura, vídeo, mídias digitais e áreas afins, como forma de incentivar a autonomia crítica, a democratização da informação e a apropriação das mídias voltadas ao exercício da democracia e à participação cidadã.

Image

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar