Acampar com crianças: uma experiência possível, essencial e urgente!

ACAMPAR COM
CRIANÇAS

 

 

  

 

 

POSSÍVEL, ESSENCIAL
E URGENTE

 

 

 

 

 

A NATUREZA TEM O PODER DE TORNAR AS CRIANÇAS MAISSAUDÁVEISFELIZES

É assim que o novo guia “Acampando com Crianças” convida famílias e educadores a olharem com mais atenção para o imenso universo de lazer e aprendizado em ambientes naturais.

Produzido pela equipe do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, o guia tem apoio da Outward Bound Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos aplicativos MaCamp e Parques do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Mais do que um convite para acampar de forma prazerosa e segura, o projeto instiga soluções para rotinas atuais de crianças cada vez mais pautadas em espaços fechados e controlados.

“Essa tendência mundial tem implicações profundas no desenvolvimento das crianças – e no futuro do nosso planeta, afinal se você cresce sem interesse e amor pelo mundo natural, o que vai te mobilizar a tentar conservá-lo no futuro?”, questiona o manual.

Melhoras na saúde física e mental, além do desenvolvimento de habilidades sociais, motoras, cognitivas e emocionais de crianças, por meio do contato com a natureza, têm sido a tônica de diversos estudos nos últimos anos.

Outra razão chave que motivou o lançamento do guia é o potencial do Brasil para atividades de camping em áreas naturais, principalmente pelo clima e diversidade de ambientes existentes do país.

Como sociedade, no entanto, ainda é preciso diminuir o enorme espaço “vazio” que separa grande parte da população dos nossos Parques Nacionais, um patrimônio de todos.

“Não há uma fórmula para isso, mas uma coisa é fato: precisa envolver todo mundo – responsáveis, educadores, escolas, cidades, poder público”, sugere o guia, com texto produzido em parceria pela pesquisadora e educadora ambiental Maria Isabel Amando de Barros e o empresário e educador outdoor Flavio Kunreuther, dois Bounders pioneiros na Outward Bound Brasil desde os primeiros passos da entidade por aqui.

Dois programas da Outward Bound Brasil proporcionam jornadas pensadas exatamente para crianças: o OBB Kids e o Pais & FilhosDando sequência aos aprendizados, as edições dos cursos OBB GO! trazem conhecimentos de modalidades como escalada e canoagem para adolescentes.

A experiência de acampar toca desde camadas mais perceptíveis, como exercitar autonomia, cooperação, responsabilidade, escuta e capacidade de lidar com riscos, até aspectos mais profundos, como reforça o guia:

“Reconhecer melhor nossas possibilidades e nossos limites e perceber que é possível viver e ser feliz com muito pouco e assim damos um passo a mais no sentido de distinguir o essencial do supérfluo”.

Para trazer este conceito à realidade, o “Acampando com Crianças” traz informações claras sobre como começar a experimentar este mundo, lugares para visitar e o que levar, além de orientações práticas de segurança, dicas de alimentação e macetes para um bom planejamento de mínimo impacto.

Lançado neste mês de julho, o guia também fortalece o início da campanha #umdianoparque, uma das iniciativas do projeto #UnidosCuidamos da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, uma união de entidades nacionais voltada para a promoção, o conhecimento e a valorização das Unidades de Conservação brasileiras.

A seguir, alguns destaques do guia que pode ser acessado na íntegra aqui.

Image

UMA OPÇÃO MAIS EM CONTA
“À primeira vista, acampar com crianças pode parecer um desafio muito grande, mas na verdade é mais fácil do que se imagina… e mais barato também. (…) acampar é uma das opções mais acessíveis de férias em família, e mais divertidas.

Lembre que não é preciso comprar todos os equipamentos recomendados para as primeiras viagens. Converse com amigos e parentes e procure emprestar tudo o que for possível. Isso vai ajudá-lo a testar o que funciona mais para vocês e a priorizar o que de fato faz sentido adquirir.”

UM RITMO QUE GERA CONEXÃO
“Procure reservar tempo para descanso e dose as atividades e passeios cuidando para que todos se sintam bem. Expectativas baixas e atitude flexível contribuem para uma viagem mais legal.

É muito comum que as crianças tenham medo de suas experiências na natureza. Procure tratar esse sentimento com respeito e transmita segurança a elas (para isso é fundamental que você esteja seguro do que está fazendo e não esteja além dos seus próprios limites). Gradualmente, à medida em que forem expostas a uma progressão cuidadosa, elas ganharão mais confiança e se sentirão cada vez mais confortáveis.”

Image

ESTIMULA PRESENÇA DE VERDADE
“Poucas coisas são tão valiosas para nossos filhos quanto nossa presença real e inteira. Acampar com eles é uma das formas mais potentes de estar presente: dividindo uma pequena barraca, cozinhando e comendo juntos, andando lado a lado.

E, mais ainda, escolher passar alguns dias acampando revela às crianças o valor que damos à natureza e o prazer que sentimos por estar ao ar livre, especialmente na sua companhia.”

GERA TRANSFERÊNCIAS PARA A VIDA DIÁRIA
“Acampar é uma oportunidade muito potente para conversar sobre a nossa relação com o ambiente que estamos visitando e todos os seres que vivem nele – humanos e não humanos – e praticar atitudes de respeito e cuidado.

Aproveite essa oportunidade para educar a si próprio e às crianças sobre a importância de adotar práticas de mínimo impacto e conservar os lugares que são o habitat de outras espécies, o lar de populações tradicionais e patrimônio de todos.”

TEM POTENCIAL TRANSFORMADOR
“Quando uma criança vive situações desafiadoras na companhia de adultos nos quais confia, e que estão ali para mostrar que é possível superá-las com cuidados, técnica e respeito pela natureza, ela estará muito mais equipada para lidar com situações semelhantes no futuro.”

Image

FOTOS: OUTWARD BOUND BRASIL

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar